DRACENAS


A dracena é uma planta arbustiva, de folhagem decorativa e amplamente cultivada em diversas partes do mundo por seu forte apelo tropical e rusticidade em ambientes internos. 
Nas plantas jovens seu tronco geralmente é simples, mas se tiver a brotação apical danificada, ele rapidamente se recupera por meio de novos ramos. As ramificações aumentam após cada floração. Se cultivado no solo, ele pode crescer até 15 metros de altura e atingir 30 cm de diâmetro, cabe ao jardineiro controlar a altura por meio de podas apicais.
As folhas são grandes, brilhantes, lanceoladas e, de acordo com a cultivar, podem ser largas ou estreitas, de cores lisas ou variegadas com listras longitudinais, de margens lisas ou onduladas, com diferentes tonalidades de verde. Elas surgem em rosetas terminais, com formato que muitas vezes lembra um pompom: as folhas jovens são eretas e centrais e as folhas maiores são recurvadas.
Suas inflorescências são do tipo panícula, globosas, e de cor branca a rosada, com intenso perfume adocicado. As flores são bastante atrativas para abelhas e beija-flores. Os frutos que se seguem são bagas lisas, alaranjadas a vermelhas, com várias sementes.

A dracena é bastante popular e versátil no paisagismo, podendo ser utilizada como arbusto isolado ou em grupos mosaicos e/ou  renques, servindo assim como ponto focal ou compondo maciços, cercas vivas e conjuntos com outras plantas. Geralmente em grandes jardins recomendo mosaicos com diferentes espécies onde os tons são misturados.


Dracenas plantas em conjunto
Em interiores ela é sucesso absoluto. Plantas envasadas e muitas vezes moldadas por podas de formação embelezam escritórios, halls, salas de estar, consultórios, varandas. Destacam-se nesta função as cultivares compactas e de folhas coloridas. Podem ser usadas com água em grandes vasos dando um destaque ao ambiente ou em pequenos vasos com arreia e água nas estantes.

Não requer manutenção rigorosa...

Em caso de esquecimento por parte do jardineiro. Deve ser cultivada sob sol pleno, meia sombra ou luz difusa, de acordo com a cultivar e o clima, mas sempre em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Aprecia o calor e a umidade ambientais, mas não tolera encharcamentos. Contudo, é possível cultivar um segmento do seu tronco em vasos com água por um bom tempo. Desta forma de cultivo, surgiu o nome pau-d’água. Folhas com as pontas secas são um sinal de que a umidade está muito baixa, aumente a frequência das regas, reduza o uso do ar condicionado e, se possível, pulverize as folhas com água. Fertilize quinzenalmente na primavera e verão.
Não tolera geadas ou neves. Multiplica-se por alporquia e estaquia dos ramos.

 A dracena também é considerara uma excelente espécie para despoluir ambientes. Estudo da NASA comprovoram que ela contribui para eliminar produtos como formaldeído, xileno e tolueno.

Nome comum a diversos subarbustos. Existem  duzentos gêneros com mais de 2.000 espécies diferentes espalhadas por toda a superfície da Terra.
Etimologicamente a palavra Dracena é derivada da língua grega (Dracaena ou Drakina) e é substantivo feminino.
Dessas espécies existe a tribo das Liliácias Aspargíneas, que compreende apenas o gênero Dracena.
Entre todas as plantas dessa numerosa família, a mais conhecida é o Dragoeiro que é definido como arbusto das liliáceas dracaena – drago, cuja casca ressuma à resina chamada ”Sangue de Drago”. Em resumo, se pode dizer que a palavra Dracena significa o “sangue de drago” ou “seiva da terra”.
Os dragoeiros são arbustos ou árvores cujo porte geral lembra o das palmeiras e que, apesar da extrema lentidão de seu crescimento, podem atingir dimensões colossais.

A planta que deu origem ao nome de uma cidade é também conhecida pela denominação vulgar de “brasileira”, isto devido a coloração de suas folhas que medem de cinco a sete centímetros de largura por vinte a trinta centímetros de comprimento, tendo os bordos verde – escuros e uma faixa amarelo – ouro no centro, no sentido longitudinal e em toda a extensão. Sendo o verde e amarelo as cores principais que simbolizam a bandeira do Brasil.

Dracena – Dracaena fragrans

Nome Científico: Dracaena fragrans
Sinonímia: Aletris fragrans, Aloe fragrantissima, Cordyline fragrans, Dracaena deremensis, Pleomele fragrans, Draco fragrans, Dracaena albanensis, Dracaena aureolus, Dracaena broomfieldii, Dracaena butayei, Dracaena deisteliana, Dracaena janssensii, Dracaena latifolia, Dracaena lindenii, Dracaena massangeana, Dracaena smithii, Dracaena steudneri, Dracaena ugandensis, Sansevieria fragrans, Pleomele deremensis, Pleomele smithii, Pleomele ugandensis

Nomes Populares: Dracena, Dragoeiro, Pau-d'água, Coqueiro-de-vênus, Dracena-deremenis, Cana-agna, Cana-índia, Tronco-do-brasil, Pau-do-brasil

Família: Asparagaceae
Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Folhagens
Clima: Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: Angola, Costa do Marfim, Moçambique, Sudão, Tanzânia, Zâmbia
Altura: 0.6 a 0.9 metros, 0.9 a 1.2 metros, 1.2 a 1.8 metros, 1.8 a 2.4 metros, 2.4 a 3.0 metros, 3.0 a 3.6 metros, 3.6 a 4.7 metros, 4.7 a 6.0 metros, 6.0 a 9.0 metros
Luminosidade: Luz Difusa, Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

FERTILIZAÇÃO: Aplicar NPK, fórmula 10-10-10, cerca de 1 a 3 colheres de sopa (conforme tamanho da planta), aplicar ao redor do caule, nunca junto a ele, incorporar levemente ao substrato e regar em seguida.

A Dracena chega atingir 6 metros de altura e gosta de sol pleno.

Se for usada como espécie rústica, a manutenção é pequena, sendo aconselhável apenas adubações anuais. Pode ser usada como uma excelente cerca viva, anti-pó e ruído. Para atingir o porte adulto leva em torno de 3 anos.

Muitas pessoas chamam a Dracena de Dama da Noite
As plantas chamadas dama-da-noite são, na verdade, de gêneros e espécies diferentes, que vão desde trepadeiras até cactos, mas todos com o mesmo mecanismo de atração de polinizadores vespertinos e noturnos.

Por que a flor conhecida como dama-da-noite só exala perfume à noite?

Porque a mariposa, inseto responsável pela polinização da maioria dos exemplares desse vegetais, sai no final da tarde e à noite em busca de néctar das flores que usa como alimento. A planta tem interesse em atrair o inseto para que ele, em troca de comida, carregue seu pólen de uma flor para outra. Para isso, uma das suas estratégias é lançar mão do perfume. O momento em que o vegetal vai liberá-lo é controlado por um mecanismo fisiológico que identifica a ausência de luz.


DRACENA PLEOMELE REFLEXA

DRACENA MASSAGEANA

DRACENA ARBÓREA


DRACENA BABY - Cordyline terminalis (L.) Kunth
Cordiline, Dracena-Vermelha, Coqueiro-de-Vênus

DRACENA SANDERIANA


DRACENA-COMPACTA - (Dracaena deremensis Compacta)


DRACENA-BAMBÚ - Dracaena Surculosa


DRACENA GOLD - Dracaena ssp


DRACENA COLORAMA, DRACENA TRICOLOR - Dracaena marginata "Colorama"

DRACENA MARGINATA - Cordyline terminalis




Fonte de pesquisa: https://dracena.com.br/wp/2017/06/15/hello-world/ 

 

Comentários

Postagens mais visitadas