A orquídea Lælia, ou Lélia




Quem adora orquídeas e quer começar com uma espécie de fácil manejo, é orientado a optar pela Lælia. Dentre as orquídeas, a Lélia é uma das mais resistentes às mudanças climáticas, inclusive sendo uma das que resistem a períodos de seca maiores do que suas “irmãs” da mesma espécie. Uma das mais belas espécies da família, a Lælia purpurata, é a flor símbolo do estado de Santa Catarina.




Lælia purpurata

A Lélia foi uma das mais “beneficiadas” com as mudanças taxonômicas de algumas orquídeas, agregando as espécies pertencentes ao gênero Schomburgkia. Mesmo assim, é um dos gêneros com menor número de espécies, 25 ao todo. Muitos podem confundi-la a olho nu com a Cattleya; a principal diferença entre elas está no número de polínias (cera que encerra o pólen nos estames): a Lélia tem oito e a Cattleya, quatro. Já as flores tem formato equivalente: duas ou três sépalas mais o mesmo número de pétalas, o labelo que protege os oŕgãos reprodutores e as folhas lineares verde-escuras.


Lælia anceps

A origem do nome suscita algumas dubiedades, todas relacionadas com a Roma Antiga. Alguns afirmam que o nome é uma homenagem a Lælia, uma das mais famosas virgens vestais – mulheres que dedicavam sua vida ao culto da deusa Vesta, guardiã do fogo sagrado. Outros afirmam que é uma homenagem à família Lælius, cujos mais proeminentes membros foram os três imperadores Gordiano. De qualquer forma, basta saber que a Lélia é eminentemente epífita com ocorrências litófitas em seus habitats de origem, que se estendem do México à América do Sul. Para que a Lélia floresça com vigor, o ideal é amarrá-la em uma árvore (no caso das epífitas, claro); caso isso não seja possível, um vaso com substrato a base de cascas de árvores e carvão vegetal, entre outros, com drenagem eficiente. A orquídea Lélia precisa de ambientes sombreados, com luz solar indireta, com regas sempre que o substrato estiver seco, mas não esturricado.

A orquídea Lélia forma híbridos com muita facilidade, tanto entre espécies quanto com as gêneros Brassavola e Cattleya. Dentre as mais populares, estão a já citada Lælia purpurata, Lælia anceps e Lælia gloriosa.

Fonte: Sidnei Trindade, em Paisagismo

Comentários

Postagens mais visitadas